Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.
A internet está sempre se reinventando e precisamos estar em evolução junto com ela. Por isso, quem trabalha com redes sociais já criou ou ainda precisará produzir um Reels. O fato é que o audiovisual é extremamente importante para áreas como assessoria de imprensa e redes sociais, como trouxemos nesse texto aqui.
Sendo assim, continue a leitura desse texto e confira 5 recursos que auxiliam na criação de um Reels – a ferramenta mais popular atualmente do Instagram.
A forma de conteúdo do Reels não requer – necessariamente – uma produção super complexa, você só precisa estar atento a alguns detalhes.
1. Fique ligado nas tendências!
Quando trabalhamos com redes sociais, precisamos estar sempre atentos às trends e o que está se tornando viral na internet. Com o Reels não é diferente! Por isso, você deve monitorar na conta quais os tipos de Reels que estão em alta, quais as trends e, assim, adequar o modelo ao negócio. No blog da Usina já falamos um pouco sobre ideias para viralizar nas redes sociais. Não deixe de conferir!
2. Capriche na capa do Reels!
A primeira impressão conta muito, ainda mais no online. Se a pessoa não achar a sua capa interessante, as chances são muito pequenas que ela assista o vídeo. Sendo assim, existem alguns aplicativos que podem te auxiliar como o Canva, VSCO e o Adobe Lightroom (todos disponíveis para celular e computador).
3. Utilize legendas!
Além do quesito acessibilidade, muitas pessoas mexem no celular em momentos que não podem escutar um áudio, por exemplo, mães com bebês de colo, pessoas em lugares cheios e sem fone. Então a legenda vem como um recurso essencial. Se ela não escutar, ao menos vai assistir e entender o contexto do Reels.
4. Explore os áudios!
O Instagram sugere que os usuários utilizem as músicas disponíveis na própria plataforma – vale lembrar que assim não tem chances do seu vídeo ser derrubado por direitos autorais. Essa prática favorece o impulsionamento do conteúdo e seu Reels tem mais chances de aparecer na aba explorar da rede. Além disso, o YouTube possui uma biblioteca com milhares de músicas livres de direitos autorais que podem ser baixadas direto no site para serem usadas.
5. Aproveite os aplicativos de edição!
O Reels possui um formato bem simples, que não necessita de nenhum programa complexo de edição. Um dos melhores aplicativos para a produção de Reels é o CapCut, disponível tanto para celular quanto computador. Ele é uma plataforma gratuita com dezenas de formatos diferentes de vídeos, transições, filtros e efeitos. Além disso, o CapCut também possui sua própria biblioteca de músicas e áudios.
Aqui na Usina de Notícias, nós usamos o Reels na estratégia de praticamente todos os nossos clientes, já que é um recurso adaptável aos diversos temas e assuntos. Você só precisa planejar a forma de comunicar ao seu cliente! Seguindo as dicas para a criação de um Reels, temos certeza que o próximo a viralizar pode ser você ou a sua empresa. 🙂
[…] Também é muito importante realizar ações nas redes sociais. Cards comemorativos, reels com as fotos dos colaboradores junto com suas mães e etc. Isso também vale principalmente se o seu trabalho é em home office, pois a data não pode passar em branco. Em relação ao reels, existem 5 recuros que auxiliam na hora da criação. […]